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Pres. Kennedy-Marobá- ES

Pres. Kennedy-Marobá- ES
A lagoa: por Gracele Jordão Porto

terça-feira, 26 de maio de 2009

Os saberes da docência

A docência é constituida pelos seguintes saberes:

1- A experiência- relacionada aos saberes enraizados e produzidos da convivência e interação com os professores(tradicionais e/ou contemporâneos),durante toda nossa trajetória escolar, das séries iniciais até a formação superior e que identificam os profissionais que somos.
2- O conhecimento- a cultura, o saber elaborado e construido a partir do trato das informações sócio-culturais trabalhadas no contexto das reflexões do coletivo da prática docente.

3- Os saberes pedagógicos- conhecimento acerca dos procedimentos didáticos necessários á construção e efetivação da aprendizagem significativa. Sustentados numa constante reflexão e análise "do que fazer,como e para que fazer",objetivando garantir uma mediação e intervenção eficazes à produção do saber pelos alunos.

O refletir sobre as experiências positivas ou negativas vivenciadas com muitos dos profissionais que orientaram nosso processo de formação, até então,permitem ou possibilitam-me agir criticamente para abolir da ou agregar à minha prática docente estratégias e elementos fomentadores ou não do ensino produtivo; que deve ser baseado em ações provocativas que conduzam a interação,à tematização e discussão dos conteúdos e informações visando a construção do saber efetivo e de relevância para os alunos na consolidação de sua cidadania. A questão do conhecimento é também permeada de reflexões.Busco priorizar com o grupo os conteúdos e informações sócio-culturais, que tratadas e retratadas no vivo contexto da prática pedagógica,aprimoram a atuação do aluno enquanto agente ativo na comunidade.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A indispensabilidade do professor

Nos tempos atuais com todo avanço das tecnologias de informação e difusão do conhecimento,o professor crítico e inovador é fundamental ao processo da aprendizagem do aluno, enquanto ele elabora e constrói seu saber.E compreendendo-se a necessidade da formação de cidadãos críticos conscientes capazes de atuar na transformação da sociedade é impossível não considerar a sua importância.Sim,o professor atualizado em sua prática pedagógica (presencial ou não)é imprescindível na medida em se faz o agente provocador e instigador do processo de reflexão no momento em que com o aluno interage pra a construção e apropriação do seu saber.
É da sua prática fundamentada de uma ação profunda,dialógica e crítica que advém aa construção do saber significativo, consciente e produtivo ao aluno.Portanto, o professor é a alavanca mediadora do processo de produção do saber e constução da cidadania do aluno.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Beth afirma que o avanço na teorização em Educação ,a partir dos anos 80 no Brasil,ainda foi marcado pelo dualismo de idéias estabelecido entre os autores que entendiam a Educação fisica como área de conhecimento científico e outros que em seus dicursos enunciavam seu caráter pedagógico.Área de conhecimento ou prática pedagógica? a mais cristalina evidência nestes discursos era -segundo o autor - de que se fazia necessário definir o objeto de estudo,que fundamentasse a identidade da Educação física.
Ele analisa o âmago desta questão e aprofunda-se nas reflexões com autores como Bracht(1992 a 19990),que considera a Educação física uma prática pedagógica e conclui que a finalidade da Educação Física escolar nao é simplesmente explicar cientificamente o movimento humano, mas introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento-solidificando assim seu caráter pedagógico- através de uma ação que favoreça a inserção das manifestações destas diversificadas formas da cultura corporal de movimento na prática pedagógica.A prática pedagógica capaz de fluir para além do muros e grades dos pátios escolares. A prática que enquanto perfila o físico, faz-se mediadora entre o aluno a e cultura do movimento, possibitando-o aprimorar suas habilidades, construir seu saber e desenvolver sua cidadania.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Planejamento de aula

Plano de aula



Disciplina: Educação Física

Tempo estimado: 50 munutos


Série: Quarta ensino fundamental


Material: 2 bolas


Objetivos:


Geral: Favorecer sa condições fisiológicas do crescimento,estimulando as grandes funções orgânicas de modo a contribuir para a saúde e o desenvolvimento integral do aluno.



Específico: Estimular a auto-confiança;

Favorecer a integração ao meio social;

Estimular os desenvolvimento intelectual, a capacidade de observação, análise,julgamento,decisão e espírito de iniciativa.

PARTE I


Aquecimento: Marchar em círculo,ao ritmo de palmas, variando a cadência (sentido à direita).Fazer o mesmo movimento(sentido a esquerda)

PARTE ll



Jogo- Gato e rato pelo túnel: Em um círculo,pernas afastadas lateralmente, o gato e o rato correm passando por entre as pernas dos jogadores sendo substituídos ´pós algumas voltas

PARTE lll

Adaptação:Brincadeira "morto e vivo": Tuma dividida em dois grupos (números afixados no peito).Serão colocados aleatoriamente numa fileira.Ao comando par ou ímpar, os alunos chamados deverão abaixar-se e o aluno(par ou ímpar) que errar será eliminado. O jogo segue até que o último aluno que restar consagre seu grupo par ou ímpar o vencedor


domingo, 10 de maio de 2009