Beth afirma que o avanço na teorização em Educação ,a partir dos anos 80 no Brasil,ainda foi marcado pelo dualismo de idéias estabelecido entre os autores que entendiam a Educação fisica como área de conhecimento científico e outros que em seus dicursos enunciavam seu caráter pedagógico.Área de conhecimento ou prática pedagógica? a mais cristalina evidência nestes discursos era -segundo o autor - de que se fazia necessário definir o objeto de estudo,que fundamentasse a identidade da Educação física.
Ele analisa o âmago desta questão e aprofunda-se nas reflexões com autores como Bracht(1992 a 19990),que considera a Educação física uma prática pedagógica e conclui que a finalidade da Educação Física escolar nao é simplesmente explicar cientificamente o movimento humano, mas introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento-solidificando assim seu caráter pedagógico- através de uma ação que favoreça a inserção das manifestações destas diversificadas formas da cultura corporal de movimento na prática pedagógica.A prática pedagógica capaz de fluir para além do muros e grades dos pátios escolares. A prática que enquanto perfila o físico, faz-se mediadora entre o aluno a e cultura do movimento, possibitando-o aprimorar suas habilidades, construir seu saber e desenvolver sua cidadania.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário